Dispositivos de armazenamento
Estes dispositivos permitem guardar os dados de forma permanente ou semipermanente.
Estes são divididos em magnéticos, semicondutores e ópticos.
Estes são divididos em magnéticos, semicondutores e ópticos.
Magnéticos
Disco rigido - é o principal dispositivo de armazenamento do computador, é a "memória permanente" propriamente dita. Esta é caracterizada por ser uma memória física, não-volátil, em que as informações não são perd
idas quando o computador é desligado. O disco rígido é também chamado de memória de massa ou ainda de memória secundária. Nos sistemas operativos mais recentes, o disco rígido é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memoria virtual.


Bandas Magnéticas - estas utilizam a electromagnetização das partículas de uma fita magnética para gravar e ler os dados. Estas continuam a ser o mais económico suporte de gravação de dados.
Semicondutores
Cartão de memória - é um dispositivo de armazenamento de dados
com memória flash utilizado em jogos de video, câmaras digitais, telemoveis, palms/pda’s, MP3 players, computadores e outros aparelhos electrónicos. Podem ser regravados várias vezes, não necessitam de electricidade para manter os dados armazenados, são portáteis e suportam condições de uso e armazenamento mais rigorosos que outros dispositivos baseados em peças móveis.

Pen drives - Memória USB Flash Drive, também designado como Pe
n Drive, é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo uma fisionomia semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. As capacidades actuais, de armazenamento, são 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB a 4 GB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada.

Ópticos
CD-R - permite a gravação de dados. Este pode ser utili
zado para cópias de segurança de um disco rígido, de documentos ou para compilações de música. A informação gravada não pode ser apagada. Um CD-R pode ser gravado de diversos modos: disco de uma vez - a informação é gravada numa só vez e "fecha" o CD não permitindo mais gravações; pista de uma vez - as pistas podem ser gravadas individualmente mas só pode ser lido após a gravação da última pista e posterior "fecho" do CD-R; multissessão - o CD-R pode ser gravado em várias sessões permitindo a sua leitura mesmo antes do "fecho" do CD.


CD-RW - permite, à semelhança do CD-R, a gravação de dados e possui muitas das características do CD-R. No entanto, um disco compacto regravável pode ser apagado permitindo a sua reutilização. A gravação poder ser feita da mesma forma que um CD-R ou através da cópia directa de ficheiros para o CD-RW, como se de um disco ou disquete se tratasse (gravação por pacotes).

Mini-CD - são designados por esse nome devido ao seu tamanho (8 cm de diâmetro em vez dos 12 cm dos CD). Os mini-CD têm 180 MB de capacidade de gravação (mini-CD-R e mini-CD-RW).
DVD - (abreviação de Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc, em portug
uês, Disco Digital de Vídeo ou Disco Digital Versátil). Contém informações digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados.

Sistema de ficheiros - é a forma de organização de dados num mei
o de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode descodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los. O sistema operacional guarda os dados nos espaços vazios do disco, rotulando-os com um FCB (File Control Block, Bloco de Controle de Arquivo) e ainda criando uma lista com a posição deste dado, chamada de MFT (Master File Table, Tabela de Arquivos Mestre). Sabendo a posição do arquivo a ser aberto/gravado, o sistema operacional solicita a leitura desta, descodifica/codifica e realiza a abertura/gravação do dado.

Dispositivos de entrada
Os dispositivos de entrada enviam informação para o computador.
Por exemplo:
Teclado - é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entra
da manual no sistema de dados e comandos. Basicamente, os teclados são projetados para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de 50% delas. Para além do controle das funções de um computador e do seu sistema operacional. Essas teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, onde identifica a tecla pressionada e manda para o PC as informações. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou Wireless) ou a cabo (PS/2 e USB).

Rato - é um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclad
o como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos operações: movimento, click, duplo click e drag and drop (arrastar e largar). O rato é normalmente ligado ao computador através de portas: serial, PS2 ou, mais recentemente, USB (Universal Serial Bus). Também existem conexões sem fio, as mais antigas em infra-vermelho, as actuais em Bluetooth.

Touchpads - são dispositivos usados frequentemente nos computadores portát
eis, como substituição do rato comum. Actualmente estes conseguem fazer todo o tipo de acções, com a desvantagem de não ser tão ergonómico quanto o rato.
Os touchpads operam através do dedo humano que os sensores, colocados ao longo da linha central, horizontal e vertical do dispositivo. Este, dificilmente consegue detectar outro objecto como canetas ou ate dedos protegidos por luvas, pois os sensores, como a própria palavra indica, só "sente" o dedo humano.

Joystick - é usado essencialmente nos jogos, principalmente nos de simul
ação. A maioria dos joysticks são bidimensionais, tendo dois tipos de movimento. No entanto hoje em dia já existem tridimensionais.Alguns joysticks têm capacidade de force feedback. Isto é, o computador manda um sinal para o joystick, causando certa resistência no movimento deste, fazendo também com que vibre.

Trackball - é uma variante do rato. O que o diferencia do rato tradicional, deve-se

Scanner - Serve para transferir desenhos, fotos e textos para o co
mputador. Pode ser de dois tipos: scanner de mão, o qual é parecido com um rato bem grande e que devemos passar por cima do desenho/texto a ser transferido para o computador. Este tipo de scanner já não é mais apropriado para trabalhos semi-profissionais. Há também o scanner de mesa, muito parecido com uma máquina de Xerox, onde devemos colocar o papel e baixar a tampa para que o desenho seja então transferido para o computador. Os scanners de mesa fazem a leitura a partir dos CCDs - Coupled Charge Device (Dispositivo de carga dupla) Para trabalhos profissionais o scanner utilizado é o cilíndrico. O scanner cilíndrico faz a leitura a partir de fotomultiplicadores (PMT - Photomultiplier). A sua maior limitação reside no facto de não poderem receber originais não flexíveis e somente digitalizarem imagens e traços horizontais e verticais. O scanner cilíndrico tem a capacidade de identificar um maior número de variações tonais nas áreas de máxima e de mínima.

Câmara digital - seja ela máquina fotográfica ou de filmar, revolucionou o pr

Microfone - é um dispositivo que converte som num sinal eléctrico. É
usado em muitas aplicações como telefones, gravadores, aparelhos auditivos e na transmissão de rádio e televisão. Os Microfones são utilizados em computadores, em diversos softwares, como para conversas on-line, gravação de mensagens e para partidas de jogos online. Em computadores mais modernos, os microfones ficam localizados embutidos nos fones, já em PCs mais antigos, o microfone fica juntamente com o rato, em cima da mesa.

Dispositivos de saída
Os dispositivos de saída transmitem informação do computador para o utilizador.
Por exemplo:
Monitor - é um dispositivo de saída que serve de interface ao utilizador,
na medida que permite a visualização e interacção dos dados disponíveis. Existem dois tipos disponíveis CRT e LCD, em relação aos componentes internos para a produção das imagens. A superfície do monitor sobre a qual se projecta a imagem é chamada tela ou ecrã.

Placa gráfica - um dispositivo de saída que envia sinais do computador
para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes.

Impressora - é um periférico que, quando conectado a um
computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. Herdando a tecnologia das máquinas-de-escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes.

Plotter - é uma impressora especializada para desenho vectorial. Este equip
amento destina-se a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como, por exemplo, plantas arquitectónicas, mapas cartográficos, etc. Existe também a plotter de recorte, onde uma lâmina recorta adesivos de acordo com o que foi desenhado previamente no computador, através de um programa específico.



Altifalantes - As colunas de som são os dispositivos que recebem as informações relativas ao áudio que sai da placa de som e as transforma em som. Umas boas colunas tem vários satélites e um subwoofer para reforçar os graves, e quantos mais satélites tiver, maior será a qualidade de som.
Auscultadores - são pequenos alto-falantes para audição directa na cabeç

Dispositivos de entrada e saída ou mistos
Os dispositivos mistos enviam ou recebem informação para ou do computador.
Por exemplo:
Placa de som - é um dispositivo hardware que envia e recebe sinais so
noros entre equipamentos de som e o computador. São dispositivos que suportam áudio digital e MIDI, permitindo aumentar consideravelmente, a capacidade de captura e reprodução de sons com qualidade, dependendo também das capacidades da placa de som.

Dispositivos de ligação de redes - Estes dispositivos, como placas de rede,
modems e bluetooths, são dispositivos de hardware responsáveis pela comunicação entre os computadores de uma rede. A sua função é controlar o envio e a recepção de dados através da rede.

Touch Screens - são um tipo de tela sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como
o teclado. Funcionam também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática.
A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo. Este ecrã é ideal para jogos, desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas.

Placas de captura de TV - Este dispositivo permite sintonizar sinais de TV
e rádio. Para além desta função, converte o sinal analógico em sinal digital, para que possa ser processado pelo computador. Podem permitir realizar operações como a visualização de vários canais no monitor e simultaneamente, a gravação de programas e a captura de imagem, dependendo da qualidade das placas e do software utilizado.

Fonte (texto e imagens): http://recursoshardware.blogspot.com/
0 comentários:
Enviar um comentário